equipe

Equipe:

Ander Belotto – Camila Falcão – Di Nardi – Gabriela Chultz – Heinz Limaverde – Laura Backes – Lisandro Bellotto – Lucca Simas – Mirna Spritzer – Patrícia Fagundes – Priscilla Colombi – Roberta Alfaya – Rodrigo Shalako – Suzi Weber 

Elenco

Mirna Spritzer

Atriz e radialista atuante no panorama cultural do estado. Entre seus trabalhos mais recentes destacam-se Cidade Proibida, Mamelosh Língua Mãe, Stand Up Drama e Programa de Família, no teatro; Doce de mãe (Globo- 2012), Mulher de Fases (HBO 2011) e Fantasias de uma dona de casa (RBS 2008/2009) na Televisão; O Mercado de Notícias e Antes que o mundo acabe, no cinema e o programa Radioteatro, no rádio.  Atualmente está, em vídeo, na Exposição Moacyr Scliar, o centauro no jardim, no Santander Cultural, Porto Alegre, com curadoria de Carlos Gerbase. Duas vezes premiada com o Troféu Açorianos e Prêmio Quero-Quero de Melhor Atriz. Tem também se apresentado como leitora em vários lançamentos de obras da literatura, como as de Moacyr Scliar, Luis Antonio de Assis Brasil, Fabrício Carpinejar e Cíntia Moscovich e em especial “A Caverna” com a presença do autor, José Saramago em 2000 no Teatro da OSPA. Recebeu o Prêmio Nossa Onda, do MINC, em 2011 para produção da peça radiofônica Guarda-Roupa. Realizou book trailers para a obra de Moacyr Scliar em seu site oficial, http://www.moacyrscliar.org/moacyr/book-trailers/ Atriz, possui graduação em Bacharelado Em Artes Cênicas (1982), Mestrado (1999) e Doutorado em Educação, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professora Associada do Departamento de Arte Dramática e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

 

Suzi Weber

Bailarina e atriz. Doutora em Estudos e Práticas das Artes pela Université du Quebéc à Montréal (UQAM/2010, Canadá), Mestre em Ciências do Movimento Humano (1999) e Bacharel em Artes Cênicas, Interpretação Teatral (1992, UFRGS).  Professora adjunta do Departamento de Arte Dramática e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. De 2010 a 2013, fez parte da organização de vários eventos internacionais no âmbito das artes cênicas, envolvendo pesquisadores e artistas. Como bailarina dançou com coreógrafos como Cecy Frank, Isabel Beltrão, Andréia Druck, Tatiana da Rosa, Eva Schull e Andrée Martin (Canadá). Participou do grupo de dança Choreo dirigido nos anos 80 por Cecy Frank, do coletivo de bailarinas e músicos Haikai dança&performance (anos 90) e coletivo Artéria (2002/2004). Como atriz trabalhou com diretores de teatro como Angel Palomero, Mima Lunardi, Luciano Alabarse, Luiz Paulo Vasconcellos, Nazaré Cavalcanti, Zé Adão Barbosa, Sérgio Silva, entre outros.  Na Cia Rústica, integra o elenco de Cidade Proibida e Feito Criança, ambos com direção de Patrícia Fagundes.

 

Laura Backes

Além de artista, com participação em espetáculos que transitam entre o Teatro, a Dança e a Música, é professora e pesquisadora em Artes Cênicas, com foco no trabalho de voz e movimento. É formada em Interpretação teatral pelo Departamento de Artes Dramáticas/UFRGS, onde também concluiu seu mestrado em Artes Cênicas. Foi professora do DAD/UFRGS, do curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre, assim como dos Grupos Experimentais de Teatro e Dança do município. Trabalha como atriz desde 1990. Entre seus diversos espetáculos estão o musical A paixão dos Mendigos, de Paulo Gaiger, Legalidade – O Musical, de Luciano Alabarse, O Barão nas Árvores e Flicts, estes últimos dirigidos por Roberto Oliveira. Trabalhou não só como atriz, mas também como preparadora vocal do coro do espetáculo Ifigênia em Áulis + Agamênon, também dirigido por Alabarse, e também de espetáculos do Grupo Experimental de Teatro, da prefeitura de Porto Alegre.  Atuou também em espetáculos de dança, integrando a Cia de Dança LuCoc nos espetáculos, Ache seu par e Física Prática 1, com coreografias de Luciane Coccaro, e dirigindo o espetáculo de dança Tema para vinho e Serpente, com a bailarina Cibele Sastre.

 

Heinz Limaverde

Migrando do interior do Ceará para o sul do país, Heinz se tornou um dos atores de maior destaque na cena gaúcha, com ampla experiência em teatro, performance, cabaret e cinema. No teatro, participou de diversos espetáculos, entre eles: Cidade Proibida (2013) Natalício Cavalo ( 2013), O Fantástico Circo Teatro de um Homem Só (2011 Indicação ao Prêmio Açorianos de Melhor Ator), Clube do Fracasso (2010), A Megera Domada (Prêmio Açorianos e Braskem 2008 de Melhor Ator), Sonho de Uma Noite de Verão(Prêmio Braskem 2006 de Melhor Ator), O Gordo e o Magro vão para o Céu (direção de Liane Venturella e Nelson Diniz), O Hipnotizador de Jacarés (Prêmio Tibicuera 2006 de Melhor Ator, direção Dilmar Messias), O Pagador de Promessa, O Auto da Compadecida (ambos com direção de Roberto Oliveira), Romeu e Julieta (direção de Zé Adão Barbosa). No cinema, se destacam o longa Ainda Orangotangos e o curta metragem “Outros”, ambos com direção de Gustavo Spolidoro. Integrou a equipe permanente da renomada e divertida Bagasexta.

 

Lisandro Bellotto

Ator, diretor, Bacharel em Interpretação Teatral no Departamento de Arte Dramática da UFRGS e Mestre em Teatro no PPGAC/UFRGS, investigando o diálogo do ator contemporâneo com as tecnologias. Na Cia Rústica, integrou o elenco de Cidade Proibida (2013), Natalício Cavalo (2013), Clube do Fracasso (2010), Desvios em Trânsito (2010), A Megera Domada (2008), Sonho de Uma Noite de Verão (2006) e Macbeth (2003). Em 2013 dirigiu os espetáculos de Artes Integradas:  Miragem (financiamento FUMPROARTE/PMPA) e Polaroides Made in Dança (financiamento FUMPROARTE/PMPA). Em 2011 dirigiu o espetáculo VÃO, ganhador do prêmio “Mais Teatro Revelação” da SMC. Participou de montagens como Extinção, Andy e Edie, Teresa e o Aquário com direção de João De Ricardo, Em Trânsito direção de Sissi Venturin, As Núpcias de Teodora e A Ronda do Lobo, com direção de Décio Antunes. Realizou recentemente a oficina “Processos Autoficcionais de Criação”, com André Masseno.

 

Priscilla Colombi

Bacharel em Interpretação teatral pela UFRGS. Na Cia Rústica, atriz em Cidade Proibida (2013), Natalício Cavalo (2013), Clube do Fracasso (2010) e Desvios em Trânsito (2010) e produtora executiva em O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só (2011). Atuou em Parasitas, direção de João Pedro Madureira, O País de Helena e O Balcão, com direção de Ana Paula Zanandréa. Outros espetáculos: Melodrama, direção de Zé Adão Barbosa, A Dois, Há dois. Ah, Dois direção de Fernando Ochôa e Melissa Dornelles, Cenas de Amor Intenso, direção de Zé Adão Barbosa. Cursou Playing with Shakespeare, ministrado por Luke Dixon e Theatre Nomad, e o curso Laban para atores e bailarinos, ministrado por Marina Benini. A partir de 2012, estuda percussão regularmente com o percussionista Fernando do Ó.

 

Rodrigo Shalako

Trabalha como ator e cenógrafo, colaborando com diversos grupos da cidade.  É formado pela Escola de Atores do Depósito de Teatro (2003-2004) e pela escola da Terreira da Tribo (2005-2006). Outros cursos: Dramaturgia do corpo, Maria Falkenbach (2006); Técnicas circenses, Gente Pendurada (2007-2008); Dança contemporânea, Centro Meme (2007-2010); Ballet clássico Escola de Dança Kitty (2007-2010). Como ator, participou dos espetáculos: Cidade Proibida (Cia Rústica -2013), Os Mensageiros (direção Xica Campagna – 2013), Sobre Salto de Scarpin (direção Tainah Dadda-2011), Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá (Teatro Sarcáustico – Prêmio Açorianos 2010 e Braskem 2011 de Melhor Espetáculo), Terezinhas (Grupo Meme -2008), Bú, um olhar adulto sobre a criança que há em nós (Grupo Meme-2007), Zona Contaminada (Direção Sergio Etchichury e Kike Barbosa-2006). Como cenógrafo: técnico em marcenaria e desenho industrial pelo SENAI (1997-1999), vem desde 2011 criando, confeccionando, montando e produzindo cenários e objetos cênicos para diversos grupos e espetáculos: GPS Gaza (Direção Camila Bauer -2014), Um Beijo no Rosto da Morte (Direção Renato Del Campão – 2014), Projeto Ecopoética (Rossendo Rogrigues – 2014), Cidade Proibida (Cia Rústica -2013), Natalício Cavalo (Cia Rústica – 2013 – Indicação ao Prêmio Açorianos de Melhor Cenário), Miragem (Cia Rústica -2013 -Indicação ao Prêmio Açorianos de Melhor Cenário), CNPJ: Uma Comédia Totalmente Ficcional (Teatro Sarcáustico -2013), Passaporte Para o Exílio(Teatro Sárcáustico – 2013). O Monstro Dos Olhos Verdes (Direção Camilo de Lelis – 2013). Boca de Ouro (Direção Aline Sokolovsky – 2013). Nós (em Off)!  (Direção Everson Silva – 2013). Sr. Kolpert (Tainah Dadda -2012)

 

Roberta Alfaya

Roberta Alfaya é atriz, circense e aerialista, nascida em Porto alegre no ano de 1979. Desde 2013 atua no espetáculo “CIDADE PROIBIDA” da Cia Rústica de Teatro, dirigido por Patrícia Fagundes. Praticou Capoeira durante cinco anos, focando-se no estudo da dança com facas, o Maculelê. Apaixonada por circo desde a infância descobriu no picadeiro e em seu corpo, uma ampla possibilidade de comunicar e transformar. Em 2010, radicou-se em Kiev na Ucrânia (Arsenal’naya Tsirkovoy Studii) com objetivo de compreender o método russo do trabalho da flexibilidade do corpo, e técnica de equilíbrio (parada de mãos) direcionado a performance. Dedica-se ao estudo do teatro e a pesquisa circense, aprofundando as possibilidades cênicas de disciplinas específicas do circo (Lira, Bambolê) com as quais possui forte intimidade.

 

Gabriela Chultz

Gabriela Chultz é atriz e bailarina (DRT:11131/RS) graduada em Teatro pela UFRGS com habilitação em Interpretação Teatral, e atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Pesquisa o corpo como contexto social na dança contemporânea, conectando estudos acadêmicos e prática artística. Em 2012 foi indicada ao Prêmio Açorianos de Dança 2012 pelo espetáculo Avesso, de Grupo My House. Em 2013 participou da performance Os Bárbaros: An Extreme Fashion Show, La Pocha Nostra. Está ainda presente em criações como My House: Nunca um lar foi tão agitado (Grupo My House, 2009), Teoria Bang Bang (2013), Cidade Proibida (Cia. Rústica, 2013), Feito Criança (2015), Transmobilização (Grupo My House, 2014), projeto Um diálogo antropofágico com a Lomba do Pinheiro (Coletivo das Flor 2014).  Com a Cia Rústica, participa de Cidade Proibida, Feito Criança e Desvios em Trânsito.

 

Di Nardi

Ator, graduado em Teatro com Habilitação em Interpretação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o elenco de Feito Criança, Cidade Proibida e Desvios em Trânsito da Cia Rústica dirigidos por Patrícia Fagundes. Estreou Teoria Bang Bang uma criação surgida no curso de graduação em parceira com Gabriela Chultz e Suzi Weber. Atua no espetáculo de Jogo da Vida da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Participou de Os Bárbaros: An Extreme Fashion Show realizada em Porto Alegre pelo La Pocha Nostra durante o 8º Festival Palco Giratório SESC.  E também do espetáculo Out of Context for Pina do Les Ballets C de La B em 2011 no 18º Porto Alegre em Cena.

 

Ander Belotto

Formado em Direção Teatral pela UFRGS, onde foi bolsista de iniciação científica BIC-UFRGS na pesquisa O processo de ensaios como um mecanismo de relações, orientado pela Dra. Patrícia Fagundes. Desde 2006, participa da montagem e execução de projetos artísticos desempenhando funções diversas: ator, bailarino, produtor e diretor. É integrante do Quarta Parede processos contemporâneos, grupo de dança de Caxias do Sul dirigido por Gislaine Sacchet. Destaca os seguintes trabalhos: Cidade Proibida (Cia. Rústica- 2014) da na função de ator, Satisfação do Cliente (Quarta Parede – 2013) na função de bailarino e produtor, Carícias (trabalho final de graduação- 2013) na função de diretor e produtor, Natalício Cavalo(Cia. Rústica 2013) na função de assistente de direção e de produção, Fala Comigo Doce Como a Chuva(2013) na função de ator, V ao Cubo (trabalho final de graduação de Natalia Soldera -2012) na função de ator, Os Altruístas (2012) desenvolvido no Departamento de Arte Dramática da UFRGS onde desempenhou a função de diretor, Corpos Possíveis (Quarta Parede – 2011) na função de bailarino, Otto (2010) desenvolvido dentro do projeto TPE (Teatro Pesquisa e Extensão) da UFRGS, na função de ator e diretor, Normóticos (Quarta Parede-2009) na função de bailarino, A Mandrágora (Cia. Tem Gente Teatrando de Caxias do Sul -2008) na função de ator, Corpo Errante – ao incerto (Quarta Parede – 2007) na função de bailarino, Rapunzel Corpinho de Mel (Cia. Tem Gente Teatrando – 2007) na função de ator, A Saga do Rio das Antas (2006) uma produção do Elenco da Hora em parceria com o grupo Miseri Coloni na função de ator, A Visita (Cia. Tem Gente Teatrando 2006) na função de ator.

 

Camila Falcão

Atriz, bacharelanda em Interpretação Teatral pela UFRGS. Participou da GEOCOREOGRAFIA, CIDADE NÃO VISTA (2012), com direção de Diego Mac e Tatiana Vinhais. Em 2012 e 2013 fez parte do elenco do espetáculo VIAGEM AO MUNDO DA ELETRICIDADE, com direção de Adriane Motolla, Carlota Albuquerque e Marcelo Delacroix, do projeto socioambiental CARAVANA RGE, onde foram feitas 247 apresentações em 94 cidades do Rio grande do Sul. No ano de 2012 entrou para o BLOCO DA LAJE, primeiramente como porta-bandeira e hoje como cantora. Atualmente é extensionista do projeto TPE (Teatro Pesquisa Extensão) da UFRGS, é oficineira de teatro pela CUFA-RS (Central Única das Favelas), integra o elenco do espetáculo de rua CIDADE PROIBIDA, dirigido por Patrícia Fagundes e também atua no projeto QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CHARME E O FUNK, sobre negritude e juventude no Brasil contemporâneo.

 

Lucca Simas

Iluminador, pesquisador e professor de teatro. Licenciado em Teatro (UFRGS) em 2012. Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS, com a dissertação Biopoéticas teatrais: estudos de irrupção de memórias do real na cena (2015). Prêmio Açorianos 2010 de Melhor Iluminação em Dança pelo espetáculo “Na Solidão”. Indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor Iluminação em Teatro por: O Fantástico Circo Teatro de Um Homem Só (2011), O Feio (2012), Natalício Cavalo (2013). Desde 2011 responsável pela criação e logística de iluminação do evento Fronteiras do Pensamento.

Concepção e direção

Patrícia Fagundes

Diretora da Cia Rústica e professora de Direção Teatral no Departamento de Arte Dramática e no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Doutora em Humanidades- Ciencias del Espectáculo pela Universidad Carlos III de Madrid. Mestre em Direção Teatral pela Middlesex University de Londres. Bacharel em Direção Teatral pelo DAD/ UFRGS. Além da atividade acadêmica, Patrícia Fagundes sempre manteve intensa atividade profissional, dirigindo e produzindo vários espetáculos, performances e eventos, entre eles: Cidade Proibida (2013), Natalício Cavalo (2013 -indicação ao Prêmio Açorianos de Direção, Espetáculo; Dramaturgia e Produção, entre outros. Prêmio Braskem em Cena Melhor Espetáculo 2013), Coração Randevú (2012 indicação ao Prêmio Açorianos de Direção e Espetáculo) O Fantástico Circo Teatro de um Homem Só (2011 Prêmio Açorianos de Melhor Direção e Melhor Figurino), Clube do Fracasso (Indicação ao Açorianos 2010 de Melhor Direção, Espetáculo e Produção Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e Melhor Espetáculo Júri Popular), Desvios Em Trânsito (intervenção urbana), A Megera Domada (Indicação ao Açorianos 2008 de Melhor Direção, Espetáculo e Produção Prêmio Açorianos e Braskem de Melhor Ator e Melhor Atriz), Sonho de Uma Noite de Verão ( Prêmio Açorianos Quero-Quero e Braskem 2006 de Melhor Direção, Espetáculo e Trilha Sonora), Macbeth (Indicação ao Açorianos 2004 de Melhor Direção e Produção), Pandolfo (Indicação ao Tibicuera 2005 de Melhor Direção e Espetáculo), O Beijo no Asfalto (Indicação ao Açorianos 1998 de Melhor Direção e Espetáculo, Prêmio de Melhor Produção), O Bandido e o Cantador (Indicação ao Açorianos 1996 de Melhor Direção), O Jantar (1995), Até Segunda Ordem (1993).

Cenografia e adereços:

Rodrigo Shalako

Iluminação:

Bahtista Freire e Lucca Simas

Direção de Produção:

Patrícia Fagundes

Produção Executiva:

Rodrigo Shalako

Assistência de ensaios:

Karine Paz e Mirah Laline

Assessoria de Imprensa:

Leo Sant’anna

Atores que fizeram parte do elenco:

Silvero Pereira (2013), Mirah Laline (2013), Marina Mendo (2013-2014), Rossendo Rodrigues (2013-2014), Karine Paz (2013-2015), Kaya Rodrigues (2015).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s